Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Blog » Você sabe a diferença entre psicólogo e um coach?

Você sabe a diferença entre psicólogo e um coach?

Você sabe a diferença entre psicólogo e um coach?

Qual a área de atuação de um coach?

A área de atuação desse profissional é algo maleável, uma vez que não há um órgão responsável. Por exemplo, a psicologia o Conselho Federal de Psicologia, que é “uma autarquia que tem a finalidade de “orientar”, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicólogo e zelar pela fiel observância dos princípios de ética e disciplina da classe”. Quando há um órgão que fiscaliza uma profissão, as exigências são inúmeras, pois há diversas obrigações, deveres, regras e normas a serem cumpridas. O coach, o trainner da PNL e o hipnólogo, por exemplo, que não estão regidos por esse modelo de fiscalização, estão fora desse processo. Desse modo, a área de atuação é algo flexível.

Habitualmente, o foco do coach é na solução de melhoria contínua e não na cura de problemas propriamente ditos. Não há um anamnese, uma avaliação nos moldes da medicina e psicologia. A ideia é estimular o coachee (cliente do coach) ao desenvolvimento para o encontro de excelência nas áreas de interesse, tais como:

  • Pessoal
  • Profissional
  • Social
  • Esporte
  • Entre outras.

O formato mais conhecido de sessões de coaching envolve encontros com número de sessões pré-determinados, pois o modelo segue uma sequência pré-estabelecia que vai além do olhar e individualização do coachee. O coach conduz o processo baseado em metodologia de perguntas precisas que estimulam o coachee a pensar e encontrar seu caminho de resposta. Não há análise ou opinião do coach, muito menos é feito qualquer tipo de intervenção através de aconselhamento.

E qual a diferença do coach para o psicólogo?

No atendimento psicológico, além das regras e olhar atendo do conselho de psicologia, o modelo varia de acordo com a formação do profissional, psicanálise, hipnose ericksoniana, cognitiva comportamental, etc. Para alguns psicólogos, as sessões se iniciam com avaliação de testes, uma extensa anamnese de compreensão e mapeamento da história de vida, familiar, inclusive da saúde física. Outras sessões incluem reflexão, análise ou mesmo tarefas e métodos de avaliação de resultado.

O atendimento para a cura se dá após um diagnóstico, uma compreensão maior do que o problema apresentado. Durante o tratamento, as ferramentas usadas podem ser de diversas fontes, desde que seja da escolha, formação e conhecimento do psicólogo. Essas formações, habitualmente, são feitas após o período de faculdade, como especializações, mestrado e etc.

Dá para fazer os dois?

O modelo de atendimento da psicologia clínica pode ser feito e seguido paralelo ao atendimento do coach. Os tratamentos são complementares, justamente, pois são meios diferentes de melhoria e bem-estar emocional. Um processo não exclui e nem invalida o outro, ao contrário, fortalece e trás bons resultados.

Quando se pensa na indicação de um profissional, por exemplo, para um coach indicar que seu coachee faça uma psicoterapia ou mesmo um tratamento psiquiátrico é interessante pensar alguns pontos:

  • Nem sempre o curso de formação desse profissional ensina quais os profissionais podem e devem ser indicados e para quais casos. Ou seja, nem sempre o coach está apto para compreensão maior da mente humana para ser capaz de indicar o tratamento a ser feito
  • Às vezes, é preciso contar somente com o bom senso e capacidade individual do profissional de percepção do seu coachee para um possível indicação de tratamento, muito mais do que uma regra estabelecida
  • É preciso levar em conta que para alguns profissionais ainda não muito experientes, a indicação para um tratamento fora do processo de coaching é sinônimo do não sucesso, da não obtenção do resultado final, como se isso fosse um problema grave, o que jamais deveria ser, pois quando se tem mais experiência no coaching constata-se aquilo que acredito fortemente, os trabalhos se somam para o melhor resultado.
  •    https://mail.google.com/mail/u/0/#inbox
  • https://www.planohapvida.com.br/assunto/blog/
  • Informações e Vendas (85) 9 8902-6616 WHATSAPP

Sobre Ariela Carvalho

Olá, sou Ariela Carvalho executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los. WhatsApp: 85 9 87056822.

Além disso, verifique

ler-e-dort

LER E DORT

— LER e DORT   Você já ouviu  falar das doenças LER (Lesões por Esforços …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *