Filiais Hapvida

AL AM BA CE DF GO MA MG MT MS PA PB PE PI RN SP SC SE Acessar tabelas


Página inicial » Ariela Carvalho » Colesterol: saiba o que é e os cuidados necessários

Colesterol: saiba o que é e os cuidados necessários

COLESTEROL SAIBA MAIS:

Sedentarismo, obesidade, hereditariedade e, principalmente, a má alimentação que, nos dias atuais, comprometem a saúde de cada vez mais pessoas, estão entre as principais causas da elevação das taxas do colesterol.

O que é?

É um componente estrutural das membranas celulares. Nosso corpo usa o colesterol para produzir alguns hormônios, tais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. Aproximadamente, 70% do colesterol é produzido pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% é proveniente da dieta.

Bom e ruim

O HDL é o conhecido colesterol bom, uma vez que ele funciona como um lixeiro vascular, tirando o colesterol ruim do sangue e levando de volta para o fígado. As moléculas de colesterol são classificadas de acordo com o peso molecular. As que são tidas como colesterol ruim são de baixo peso molecular, basicamente o LDL e o VLDL. O excesso pode formar placas de gordura que estreitam a artéria, impedindo o fluxo adequado de sangue e aumentando o risco de ataque cardíaco ou isquemia cerebral.

Prevenção

Para os adultos, o ideal é que a taxa de colesterol total esteja abaixo de 200mg/dl. Já em crianças, o indicado é que este valor não ultrapasse 180mg/dl. Índices que podem ser alcançados com uma dieta alimentar equilibrada. São fatores essenciais para a redução do colesterol, tanto em crianças quanto em adultos, evitar comidas como batata frita, biscoitos recheados e fast-foods, além de margarinas, carnes gordas, aves com pele e frituras. Consumir fibras solúveis, como aveia e maçã, além do ômega 3, presente em peixes como o atum e a sardinha, em nozes e linhaça.

Alimentos benéficos para a saúde

Azeite extra-virgem – “Desde que não seja usado para frituras.”

Iogurte – “Preferencialmente o desnatado, até 180ml por dia.”

Linhaça – Traz benefícios para o coração, intestino, ajuda no emagrecimento e reduzem o acúmulo de gordura no corpo

Tomate – Rico em licopeno, um antioxidante, reduz os riscos de doença cardíaca, os níveis de colesterol, é anti-inflamatório e previne doenças degenerativas.

Aveia – Com grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, favorece a saúde do coração e das artérias, reduz a pressão sanguínea e as chances de desenvolver doença coronariana.

Suco de uva – “Dê preferência para os integrais e não os de caixinha. Consuma até 180 ml por dia.”

Soja – A proteína da soja é benéfica para a redução do colesterol LDL e aumenta o colesterol HDL, o bom colesterol.

  •  copo de suco de laranja batido com berinjela.

https://www.planohapvida.com.br/consultores-hapvida/ariela/

Informações e Vendas (85) 9 8902-6616 WHATSAPP

Sobre Ariela Carvalho

Olá, sou Ariella Carvalho executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los.

Além disso, verifique

ler-e-dort

LER E DORT

— LER e DORT   Você já ouviu  falar das doenças LER (Lesões por Esforços …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *