quinta-feira , 15 novembro 2018
Página inicial » Ariela Carvalho » Água: propriedades, quantidade ideal e benefícios
Procurando uma Renda Extra?

Água: propriedades, quantidade ideal e benefícios

Água: propriedades, quantidade ideal e benefícios

O consumo regular de água durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde e pode, inclusive, melhorar a qualidade da pele. Isso porque a água compõe 70% do organismo humano e participa de praticamente todas as funções do nosso metabolismo.

Tipos:

Você já deve ter reparado que existem diversos tipos de água divulgadas pela internet, que prometem emagrecer, desinchar mais o corpo, entre outros. Para os nutricionistas, essas variedades trazem benefícios sim, mas passam longe do milagre prometido. “A natural ainda é a melhor opção para hidratar. Essas  com sabor podem ser interessantes para quem não tem o hábito de beber “.

A seguir, veja as características dos principais tipos:

  • Água potável: A potável é essencial para o emagrecimento e manutenção da saúde. “A partir do momento em que começamos a entrar em um processo de desidratação, as pessoas podem confundir sede com fome e acabam comendo mais”.
  • Além disso, todas as reações do nosso organismo acontecem na presença, inclusive a quebra de gordura. A hidratação correta ainda mantém a saúde e contribui para a eliminação de toxinas e o transporte de nutrientes para as células de uma forma mais adequada.

    A recomendação é ingerir entre 30 a 35 ml  por kg de peso corporal, o que em média fica em torno de 2 litros por dia.

    • Água de berinjela: A de berinjela é feita da seguinte forma: o vegetal é cortado em cubos e colocado de molho na água potável, após algumas horas ele é retirado e a pessoa bebe a água onde a berinjela estava. A crença popular é de que esta água seria rica em nutrientes e por isso contribuiria para a perda de peso.

    Porém, até o momento nenhuma pesquisa conseguiu comprovar qualquer benefício da água de berinjela. “Até pode ser que uma ou outra substância seja liberada, mas é pouco. O ideal é consumir a berinjela em uma refeição, pode ser refogada ou grelhada”, diz Patrícia.

    A berinjela proporciona uma série de benefícios para saúde, ajuda a diminuir o colesterol, reduzir a ação das gorduras sobre o fígado e é boa para quem tem artrite, gota, reumatismo, diabetes e inflamações da pele em geral. Por ser rica em fibras, ela é boa para quem tem prisão de ventre e também contribui para a perda de peso saudável

    • Água de gengibre: Esta água pode contribuir para o emagrecimento saudável desde que seja ingerida da maneira correta e, claro, que faça parte de uma dieta balanceada. “O ideal é consumir o gengibre ralado ou espremido, não em rodelas. Ele tem que soltar seu líquido, o melhor é consumi-lo na salada, mas se quiser ralar na água e tomar, também pode”, conta Patrícia.
  • O gengibre ajuda na perda de peso porque tem ação termogênica. “Por isso, auxilia no processo de queima de gordura e aceleração metabólica, mas ele não é responsável pelo processo de emagrecimento de fato. Ele ajuda sim, mas uma boa alimentação e atividade física diária é muito mais efetivo e saudável”.

    Pessoas com taquicardia devem consumir a água com moderação e evitar consumir o gengibre, pois ele possui efeito termogênico e em excesso pode elevar os batimentos cardíacos.

  • Água com limão: Não há comprovações científicas de que a água com limão de fato contribua para a perda de peso. “Entretanto, o poder alcalinizante do limão pode auxiliar nos processos de desintoxicação facilitando a perda de peso, desde que dentro de um conjunto de mudanças para adoção de hábitos saudáveis de alimentação”. Pessoas com gastrite, úlcera no estômago e intestino ou outros problemas no trato gastrointestinal devem evitar essa prática.
    • Água com gás: No caso da  com gás, muitos acreditam que seu consumo esteja relacionado ao ganho de peso. “Não há comprovações científicas sobre manutenção, ganho ou perda de peso em relação ao consumo de água com gás”. A  com gás só não deve ser muito consumida por quem tem problemas de gases e também não é interessante consumi-la junto com as refeições.
    • Água de coco: A de coco apresenta uma associação de substâncias que a tornam especial mesmo quando comparada com bebidas industrializadas. Ela é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência.
  • Quantidade ideal  por dia

    Quem consome a de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor, previne problemas de saúde, entre outros benefícios. “tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo. a quantidade de água que consumimos tem um papel fundamental desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório”.

    Para saber a quantidade certa  para consumir, basta multiplicar o seu peso corporal por 0,03. Assim, uma pessoa com 70 quilos, por exemplo, deve tomar aproximadamente 2,1 litros de líquido por dia. “É importante lembrar que esse cálculo é feito de maneira geral, mas a necessidade de água varia de pessoa para pessoa. Uma atleta de alto rendimento, por exemplo, pode perder um litro por hora, e por isso precisa de uma maior ingestão”.

    Benefícios do consumo;

Procurando uma Renda Extra?

Sobre Ariela Carvalho

Olá, sou Ariella Carvalho executiva de vendas. Estou a disposição para informações comerciais sobre todos os produtos Hapvida. Será um prazer atende-los.

Além disso, verifique

UM PLANO QUE CABE NO SEU ORÇAMENTO

PLANO AMBULATORIAL COM UM VALOR QUE CABE EM SEU ORÇAMENTO: AINDA NÃO TEM PLANO DE …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *